Em reunião do Comitê de Gestão de Pessoas, representante do Sinjutra questiona o cálculo de servidores por lotação

[]

O coordenador Renato Celso Moreira Filho representou o Sinjutra na primeira reunião do Comitê de Gestão de Pessoas do TRT-PR em 2023, realizada nesta sexta-feira (1º). Em sua participação, Renato sugeriu que fosse debatida a fórmula de cálculo da lotação paradigma, prevista na Resolução Nº 219 de 26/04/2016 e resoluções correlatas, que definem o número de servidores lotados nas unidades judiciárias. Renato questionou os critérios atuais, que, no seu entendimento, punem o empenho dos servidores por uma justiça mais célere.

“O problema da fórmula é que ela define que a lotação deve ser igual ao número de casos novos dividido pelo Índice de Produtividade de Servidores (IPS), e, dessa forma, quanto maior for a produtividade da unidade, menor o número de servidores lotados”, aponta o representante do Sinjutra.

De acordo com Renato, foi consenso entre os participantes da reunião que o formato atual não se adequa à boa gestão.

O comitê aprovou, entre outras medidas, a sugestão para que a presidência do TRT-PR solicite ao CNJ a alteração da fórmula, assim como considerar a metodologia utilizada pela corregedoria para classificar as unidades de acordo com a sua complexidade, o que já é feito para a promoção dos magistrados.